TUTORIAL

Abaixo passo a passo de como utilizar o app Neurokeypoint no seu celular

Passo 1.


Inicialmente você precisa carregar as imagens em algum DICOM viewer. As imagens médicas têm formato padrão .dcm (arquivo DICOM). Geralmente esses arquivos podem ser copiados do CD/DVD que acompanham os exames dos pacientes (TC ou RM). Recomendo fortemente que utilize o Horos (www.horosproject.com). Infelizmente é um programa que só está disponível para plataformas Mac.

Passo 2.


Já com os arquivos DICOM carregados no seu DICOM Viewer, vai precisar marcar dois pontos de referencia em uma série volumétrica (de preferencia com cortes de 1 mm). Para tal, utilizamos o recurso 3D Viewer>>3d Volume Rendering. Na volume renderizado, marcamos os pontos com a ferramenta "p oint"(FIG1). Nesse passo algumas observações são relevantes. Os dois pontos de referência (que podem ser fiduciais ou mesmo pontos anatomicos) devem estar o mais próximo possível do ponto alvo. Para alvos anteriores, costumamos usar o nasion e o ponto de implante do pavilhão auricular (FIG2). Para alvos posteriores, o inion e o implante do pavilhão auricular. Vale ressaltar que o inion pode não ser tão evidente, e isso pode prejudicar a acuracia do método. Nesses casos (lesoes posteriores com inion pouco evidente), costumamos adquirir uma tomografia com fiduciais. O uso desse artifício tem o inconveniente da necessidade de aquisicao de uma tomografia adicional, mas presumimos haver ganho de acurácia quando os referenciais anatomicos não parecem confiáveis.

FIG.1


FIG. 2

Passo 3.


Determine o ponto alvo com a marcação de um único ponto que corresponda ao centro da lesão. Para facilitar essa tarefa, recomendo o uso do recurso 3D viewer>>>3D MPR. A marcação é feita em uma reconstrução obliqua perpendicular à superfície (FIG3).


FIG 3

Passo 4.


Uma vez com os pontos marcados (2 de referencia e o ponto alvo), insira as coordenadas dos mesmos no aplicativo. Atenção para inserir as coordenadas tridimensionais em milímetros. Elas estarão identificadas no Horos como "3D Pos" (Fig 4).


FIG. 4

Passo 5.


O Neurokeypoint retornará, para cada ponto de referência, o valor (em milímetros) que deverá ser colocado como abertura do compasso. Para isso utilize uma régua. No paciente, posicione a ponta seca do compasso no ponto de referencia 1 e com a outra ponta do compasso marque um semicírculo. Esse processo é repetido para o ponto de referencia 2. O ponto de encontro entre os dois semicírculos corresponderá ao ponto alvo (Fig 5).


FIG. 5
 

Contato

Email: brunofernandes.se@gmail.com

Instagram: @brunofernandesneuro